quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sugestão de leitura

Olá pesquisadores internautas!!!




Como no post anterior abordamos um pouco sobre a utilização da net na busca por bibliografia para os nossos trabalhos acadêmicos, aproveito, nesse post, para dar uma sugestão de texto, que vai ser de grande auxílio para aqueles que estão começando agora a organizar seus primeiros artigos. Se trata de um texto de Severino, publicado no ano de 2002, que dá umas boas dicas de como fazer um bom artigo científico, vale a pena dar uma lida....

Ahh, só pra lembrar... quer fazer um bom trabalho acadêmico? leia pra caramba!!!

É de bons argumentos, que se faz um excelente artigo...

Excelente leitura!!!



Quer ler o texto? clica nessa frase aí em cima....


Rafael Ribeiro
Pedagogo

Texto de Abertura...

A universidade é considerada espaço do ensino superior sistematizado, da busca pelo conhecimento e da prestação de serviço à comunidade. Lugar onde a educação se apresenta como o “processo mediante o qual o conhecimento se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza.” (SEVERINO, 2002, p.122)
Existe uma indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Academia, no entanto, essa agregação gira em torno da pesquisa, pois para se ensinar é necessário que se haja uma pesquisa prévia do assunto em questão, e somente com uma pesquisa precedente, pode-se prestar algum serviço à comunidade, pois esses serviços nascem de alguma pesquisa, por isso ela é considerada parte de fundamental importância no processo educativo da universidade.


A pesquisa é fundamental, uma vez que é por meio dela que podemos gerar o conhecimento, a ser necessariamente entendido como construção dos objetos de que se precisa apropriar humanamente. Por outro lado, o conhecimento produzido, para se tornar ferramenta apropriada de intencionalização das práticas mediadoras da existência humana, precisa ser disseminado e repassado, colocado em condições de universalização. Ele não pode ficar arquivado. Precisa então transformar-se em conteúdo de ensino, de modo a assegurar a universalização de seus produtos e a reposição de seus produtores. (SEVERINO, 2002, p.123)
Todo projeto de pesquisa científica necessita de uma pesquisa anterior que apresente a base teórica para a realização da pesquisa em questão. O pesquisador então vai até a biblioteca à procura de livros que deem o suporte teórico a seu projeto, mas nem sempre as bibliotecas possuem livros o suficiente para suprir as necessidades do pesquisador. Surge aí um grande desafio. Como ter acesso a bons textos científicos, que possuam segurança quanto a sua autenticidade?
No Brasil, existem órgãos governamentais ou não, que além de fomentar a pesquisa, nos apresentam em seus sites uma coletânea de livros, revistas e textos científicos, que trazem aos pesquisadores certa segurança na busca por produções acadêmicas para seus projetos de pesquisa, teses, monografias e outros textos científicos.

Nos próximos dias estarei apresentando a vocês, caros leitores, alguns dos principais sites de conteúdo acadêmico que, sem medo, todos podem utilizar para as pesquisa científicas.
Ah!!! tendo algum site com material desse tipo, envie pra a gente nos comentários... ahhh!! e comente também...

Seu comentário é importante para nós!!

Rafael Ribeiro


Fonte: 
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação e Universidade: Conhecimento e Construção da Cidadania. In: Comunicação, Saúde e Educação, v6, n10, p.117 – 24, fev 2002.