A universidade é considerada espaço do ensino superior sistematizado, da busca pelo conhecimento e da prestação de serviço à comunidade. Lugar onde a educação se apresenta como o “processo mediante o qual o conhecimento se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza.” (SEVERINO, 2002, p.122)
Existe uma indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Academia, no entanto, essa agregação gira em torno da pesquisa, pois para se ensinar é necessário que se haja uma pesquisa prévia do assunto em questão, e somente com uma pesquisa precedente, pode-se prestar algum serviço à comunidade, pois esses serviços nascem de alguma pesquisa, por isso ela é considerada parte de fundamental importância no processo educativo da universidade.
A pesquisa é fundamental, uma vez que é por meio dela que podemos gerar o conhecimento, a ser necessariamente entendido como construção dos objetos de que se precisa apropriar humanamente. Por outro lado, o conhecimento produzido, para se tornar ferramenta apropriada de intencionalização das práticas mediadoras da existência humana, precisa ser disseminado e repassado, colocado em condições de universalização. Ele não pode ficar arquivado. Precisa então transformar-se em conteúdo de ensino, de modo a assegurar a universalização de seus produtos e a reposição de seus produtores. (SEVERINO, 2002, p.123)
Todo projeto de pesquisa científica necessita de uma pesquisa anterior que apresente a base teórica para a realização da pesquisa em questão. O pesquisador então vai até a biblioteca à procura de livros que deem o suporte teórico a seu projeto, mas nem sempre as bibliotecas possuem livros o suficiente para suprir as necessidades do pesquisador. Surge aí um grande desafio. Como ter acesso a bons textos científicos, que possuam segurança quanto a sua autenticidade?
No Brasil, existem órgãos governamentais ou não, que além de fomentar a pesquisa, nos apresentam em seus sites uma coletânea de livros, revistas e textos científicos, que trazem aos pesquisadores certa segurança na busca por produções acadêmicas para seus projetos de pesquisa, teses, monografias e outros textos científicos.
Nos próximos dias estarei apresentando a vocês, caros leitores, alguns dos principais sites de conteúdo acadêmico que, sem medo, todos podem utilizar para as pesquisa científicas.
Ah!!! tendo algum site com material desse tipo, envie pra a gente nos comentários... ahhh!! e comente também...
Seu comentário é importante para nós!!
Rafael Ribeiro
Fonte:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação e Universidade: Conhecimento e Construção da Cidadania. In: Comunicação, Saúde e Educação, v6, n10, p.117 – 24, fev 2002.