Ao responder a alguns interessados a respeito dos documentos necessários para inscrição no mestrado ECFP, tenho dito que, entre outras coisas, é necessário apresentar "o" Lattes.
Estranhamente algumas pessoas olham para mim e perguntam: o que é isso?
Estranho acho eu, é claro, pois na academia "o" Lattes já se tornou uma entidade meio mística e a gente acaba esquecendo que fora do nosso mundinho "o" Lattes não faz o menor sentido, na verdade, para muitos, nem existe.
Para que os de fora possam ter uma ideia da carga ideológica que "o" Lattes carrega, circula no meio acadêmico umas piadinhas do tipo: "se você quiser saber o quanto determinado doutor é importante, observe seu Lattes e seu note, quanto maior o primeiro e menor o segundo, maior o status do pesquisador". Algumas pessoas dizem, meio de brincadeira e meio a sério, que seu objetivo é aumentar seu Lattes em duas páginas por ano. Ou seja, no ambiente competitivo em que vivemos mostrar que o meu Lattes é maior que o seu tem se tornado uma obsessão.
Digo essas coisas apenas para justificar meu estranhamento quando alguém pergunta: o que é o Lattes?
Bom, na verdade, "o" Lattes nada mais é que um currículo padronizado pelo CNPq. Exageros e mitificações a parte, se você tem alguma ambição acadêmica, como fazer uma pós graduação, por exemplo, você precisa ter seu Lattes. para isso entre em http://lattes.cnpq.br/ vá em currículo Lattes, click em cadastrar, faça o seu cadastro e, então, preencha seu currículo.
Não se assuste com a quantidade de informações que pedem. É meio chato, mas é a vida, né...
Terminado de preencher, não se esqueça que você terá que atualizá-lo sempre. E, então.... bem vindo ao clube!!!
Professora Dr. Daisi Chapani
para o blog: A Pesquisa e a Formação de Professores.
Tutoriais Currículo Lattes